Blog

5 dicas para prevenir problemas oculares

Compartilhar notícia no Twitter Compartilhar notícia no Facebook Compartilhar notícia no Linkedin Compartilhar notícia no Whatsapp Compartilhar notícia por e-mail

5 dicas para prevenir problemas oculares

As principais doenças oculares são:

- Catarata;
- Glaucoma;
- Conjuntivite;
- Retinopatia diabética;
- Degeneração macular relacionada à idade;
- Erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada).

Alguns sintomas comuns, como visão embaçada, olhos vermelhos ou lacrimejando, não estão, necessariamente, relacionados a problemas de visão. Mas esse tipo de desconforto pode indicar o início de outras doenças oculares que merecem atenção.

Além de ficar atento a esses sinais de alerta, alguns cuidados com a saúde ocular podem ajudar a evitar problemas nos olhos, como a diminuição da qualidade de vida até a cegueira.

Prevenindo problemas oculares

A maioria das doenças oculares pode ser prevenida com consultas regulares (uma vez no ano) ao oftalmologista. Além disso, você também pode tomar outros cuidados com os olhos:

1. Atenção para o uso de aparelhos eletrônicos

A luz emitida pelo smartphone, computador, televisão e outros eletrônicos faz com que você pisque menos. Dessa forma, os olhos ficam mais ressecados, com menos mobilidade e mais sujeitos a infecções, cansaço visual e síndrome do olho seco. Por isso, use com moderação.

2. Não use colírio sem indicação

Um erro grave é se automedicar quando sente o olho irritado. Esse hábito pode fazer um problema simples se agravar, tornando-se até mesmo irreversível. O glaucoma é um exemplo disso, podendo ser causado pelo uso abusivo e sem controle médico de colírios à base de corticoides. Por isso, ao sentir qualquer desconforto, procure a ajuda de um oftalmologista para saber qual é a melhor forma de tratá-lo.

3. Procure não coçar os olhos

Fazer isso, principalmente com as mãos sujas, pode causar problemas oculares que vão desde lesões até doenças infecciosas, como a conjuntivite. Coçar os olhos só faz com que a coceira aumente ainda mais. Além disso, a pressão exercida pelo dedo no olho, que é uma área muito sensível, pode causar lesões como o ceratocone e o descolamento de retina.

4. Abandone hábitos prejudiciais

O tabagismo pode impedir a circulação de sangue e nutrientes até a retina e acelera a degeneração das estruturas oculares devido aos radicais livres. Além do cigarro, o álcool também prejudica a visão ao reduzir o seu contraste, podendo prejudicar o nervo óptico e causar cegueira.

5. Consulte seu oftalmologista regularmente

Mesmo que não esteja com o olho irritado ou qualquer outro problema ocular, é necessário visitar o oftalmologista ao menos uma vez por ano, ou a cada seis meses, caso já tenha algum problema existente. Isso garante que qualquer problema seja identificado rapidamente, podendo ser tratado de maneira eficaz.

Por que marcar uma consulta no oftalmologista?

As visitas regulares ao oftalmologista têm o objetivo prevenir doenças oculares que causam a perda progressiva da visão e até mesmo a cegueira. Além disso, o especialista irá tratar todos os outros problemas nos olhos que atrapalham a rotina, como infecções, inflamações e alergias. No caso de diabéticos ou hipertensos, a importância de ir ao oftalmologista é ainda maior. Isso porque, a longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão, como o glaucoma e a catarata.



Fonte: Oeste Saúde


« voltar